Como escolher o fabricante de portas corta fogo?

Item obrigatório desde 1983 em edifícios altos, as portas corta-fogo são essenciais em projetos de prevenção a incêndios.

Elas isolam o fogo e impedem sua expansão entre pavimentos e áreas, garantindo um ambiente mais seguro que favoreça a evacuação dos presentes.

Fabricadas seguindo normas rigorosas, as portas corta-fogo necessitam de manutenção regular, conforme a NBR 11742.

Em espaços de grande circulação de pessoas, como escolas, casas de shows, escritórios comerciais e residências, elas desempenham um papel fundamental na segurança e proteção dos ocupantes.

Caso tenha interesse em obter mais informações sobre a funcionalidade das portas corta-fogo e assegurar a escolha de um equipamento de segurança eficiente, continue a leitura deste artigo para saber como escolher o fabricante de portas corta fogo!

Para que serve uma porta corta fogo?

Optar por uma porta corta-fogo (NBR 11742) vai além da escolha de uma porta convencional, pois elas são especificamente projetadas para retardar a propagação do fogo em um edifício.

Estrategicamente posicionadas em saídas de emergência e rotas de fuga, essas portas são fabricadas com materiais capazes de suportar até 4 horas a grandes temperaturas.

A distinção entre portas corta-fogo e convencionais reside na sua estrutura resistente e no seu interior composto por um isolante térmico de elevada densidade, garantindo uma queima lenta.

Elas são divididas em classes baseadas no tempo que resistem ao fogo, e a escolha da melhor opção leva em consideração fatores como: os níveis de exposição do edifício à intensidade de um incêndio, o uso e o volume diário de pessoas circulando na área. Ou seja, deve ser determinada pelo projeto de incêndio do local.

E as portas corta-fogo industriais?

As chamadas portas corta-fogo industriais são as mais resistentes, e entre elas está incluída a P120, assim como opções que oferecem mais segurança ainda, como P180 e P240.

Sendo assim, com a porta corta-fogo adequada para cada ambiente, ela pode desempenhar um papel crucial na prevenção e controle de incêndios, atuando como uma barreira que impede a rápida disseminação das chamas, fumaça e gases tóxicos entre diferentes áreas de um edifício, protegendo também a saúde dos presentes.

Além disso, ela otimiza a atuação do Corpo de Bombeiros e de brigadas de incêndio no resgate de vítimas e minimiza danos durante situações de emergência.

Quando preciso de uma porta corta fogo?

Quando preciso de uma porta corta fogo?

A necessidade de uma porta corta-fogo surge em locais onde a segurança contra incêndios é uma prioridade.

Geralmente, elas são obrigatórias em edifícios de múltiplos andares, centros comerciais, escritórios, escolas, hospitais e em ambientes industriais com risco de incêndio.

Entre os dispositivos de segurança que as edificações devem dispor voltados ao enfrentamento de incêndios, a porta corta-fogo é a que mais se destaca.

Além de preservar vidas, elas minimizam os danos à sua empresa ao preservar a estrutura do próprio edifício, evitando estragos irreparáveis.

Isso ocorre devido ao modo como é projetada para resistir às chamas, evitando a dispersão do fogo para outras seções da empresa, resultando na limitação do impacto apenas à área de incêndio.

Então, caso você possua um negócio, uma área de estoque ou mesmo esteja construindo uma edificação, as portas corta-fogo devem estar na sua lista de prioridades para proteger seu patrimônio e manter a segurança de moradores, trabalhadores e visitantes do espaço.

Leia também: Galpão logístico: Como preveni-lo contra incêndio?

Como escolher o fabricante de portas corta fogo?

A legislação muitas vezes determina que a produção e instalação de portas corta-fogo devem estar em conformidade com normas específicas.

Por isso, escolher um fabricante adequado é muito importante para garantir uma boa funcionalidade.

Aqui estão algumas diretrizes para te ajudar na escolha do fabricante de portas corta-fogo:

  • Certificações: Verifique se o fabricante possui certificações relevantes, como o ISO 9001, INMETRO e que tenham sido testadas em ensaios reconhecidos pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
  • Experiência e reputação: Opte por fabricantes com experiência no setor e uma boa reputação. Pesquise avaliações, depoimentos de clientes e histórico da empresa para garantir sua confiabilidade.
  • Portfólio e variedade: Busque um fabricante com uma variedade de portas corta-fogo para atender a diferentes necessidades e especificações. Um amplo portfólio pode indicar conhecimento e uma experiência diversificada, além de possibilitar a escolha da melhor opção para o seu projeto.
  • Material: Avalie os materiais utilizados na fabricação das portas. Elas devem ser construídas com materiais resistentes ao fogo, como aço galvanizado e revestimento interno em manta cerâmica. Considere também a durabilidade do material e se ele é resistente à corrosão.
  • Manutenção: Dê preferência para fabricantes que ofereçam serviços de manutenção e verificação para que as portas estejam sempre em bom estado de funcionamento. Conforme a NBR 11742, a manutenção deve ocorrer mensalmente e semestralmente.
  • Suporte técnico: Certifique-se de que o fabricante oferece suporte técnico, seja para esclarecimento de dúvidas, treinamento de instalação ou suporte pós-venda. Um bom relacionamento com o cliente é valioso.
  • Normas técnicas: O fabricante de porta corta-fogo deve seguir rigorosamente as normas técnicas, como NBR 6479, NBR 9077 e NBR 13768, garantindo que as portas estejam em conformidade com as regulamentações vigentes.
  • Garantia: Busque fabricantes que possuam garantia e selo para as portas corta-fogo, demonstrando confiança na qualidade de seus produtos.
  • Orçamento: Considere o preço sugerido, mas lembre-se de que a segurança é uma área crítica onde a qualidade não deve ser comprometida. Escolha um fabricante que ofereça um equilíbrio entre qualidade e custo.

Encontre o modelo ideal para o seu negócio

Encontre o modelo ideal para o seu negócio

Ao realizar uma pesquisa detalhada e considerar esses aspectos, você estará mais bem preparado para escolher um fabricante de portas corta-fogo confiável e que atenda às necessidades específicas do seu projeto ou edificação.

Seja um edifício comercial ou residencial, os quais requerem portas corta-fogo, ou setores industriais que lidam com produtos químicos, têxteis, explosivos e entre outros, que demandam portas industriais, sua demanda será atendida da melhor forma, encontrando o modelo ideal.

 

Se estiver com dúvidas em relação às portas corta-fogo, fale com a SCALA SCI, fabricante de porta corta-fogo há mais de 39 anos no mercado. Portanto, entre em contato e faça seu orçamento!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Converse Conosco