Como escolher o fabricante de portas corta fogo?

Como escolher o fabricante de portas corta fogo?

Item obrigatório desde 1983 em edifícios altos, as portas corta-fogo são essenciais em projetos de prevenção a incêndios.

Elas isolam o fogo e impedem sua expansão entre pavimentos e áreas, garantindo um ambiente mais seguro que favoreça a evacuação dos presentes.

Fabricadas seguindo normas rigorosas, as portas corta-fogo necessitam de manutenção regular, conforme a NBR 11742.

Em espaços de grande circulação de pessoas, como escolas, casas de shows, escritórios comerciais e residências, elas desempenham um papel fundamental na segurança e proteção dos ocupantes.

Caso tenha interesse em obter mais informações sobre a funcionalidade das portas corta-fogo e assegurar a escolha de um equipamento de segurança eficiente, continue a leitura deste artigo para saber como escolher o fabricante de portas corta fogo!

Para que serve uma porta corta fogo?

Optar por uma porta corta-fogo (NBR 11742) vai além da escolha de uma porta convencional, pois elas são especificamente projetadas para retardar a propagação do fogo em um edifício.

Estrategicamente posicionadas em saídas de emergência e rotas de fuga, essas portas são fabricadas com materiais capazes de suportar até 4 horas a grandes temperaturas.

A distinção entre portas corta-fogo e convencionais reside na sua estrutura resistente e no seu interior composto por um isolante térmico de elevada densidade, garantindo uma queima lenta.

Elas são divididas em classes baseadas no tempo que resistem ao fogo, e a escolha da melhor opção leva em consideração fatores como: os níveis de exposição do edifício à intensidade de um incêndio, o uso e o volume diário de pessoas circulando na área. Ou seja, deve ser determinada pelo projeto de incêndio do local.

E as portas corta-fogo industriais?

As chamadas portas corta-fogo industriais são as mais resistentes, e entre elas está incluída a P120, assim como opções que oferecem mais segurança ainda, como P180 e P240.

Sendo assim, com a porta corta-fogo adequada para cada ambiente, ela pode desempenhar um papel crucial na prevenção e controle de incêndios, atuando como uma barreira que impede a rápida disseminação das chamas, fumaça e gases tóxicos entre diferentes áreas de um edifício, protegendo também a saúde dos presentes.

Além disso, ela otimiza a atuação do Corpo de Bombeiros e de brigadas de incêndio no resgate de vítimas e minimiza danos durante situações de emergência.

Quando preciso de uma porta corta fogo?

Quando preciso de uma porta corta fogo?

A necessidade de uma porta corta-fogo surge em locais onde a segurança contra incêndios é uma prioridade.

Geralmente, elas são obrigatórias em edifícios de múltiplos andares, centros comerciais, escritórios, escolas, hospitais e em ambientes industriais com risco de incêndio.

Entre os dispositivos de segurança que as edificações devem dispor voltados ao enfrentamento de incêndios, a porta corta-fogo é a que mais se destaca.

Além de preservar vidas, elas minimizam os danos à sua empresa ao preservar a estrutura do próprio edifício, evitando estragos irreparáveis.

Isso ocorre devido ao modo como é projetada para resistir às chamas, evitando a dispersão do fogo para outras seções da empresa, resultando na limitação do impacto apenas à área de incêndio.

Então, caso você possua um negócio, uma área de estoque ou mesmo esteja construindo uma edificação, as portas corta-fogo devem estar na sua lista de prioridades para proteger seu patrimônio e manter a segurança de moradores, trabalhadores e visitantes do espaço.

Leia também: Galpão logístico: Como preveni-lo contra incêndio?

Como escolher o fabricante de portas corta fogo?

A legislação muitas vezes determina que a produção e instalação de portas corta-fogo devem estar em conformidade com normas específicas.

Por isso, escolher um fabricante adequado é muito importante para garantir uma boa funcionalidade.

Aqui estão algumas diretrizes para te ajudar na escolha do fabricante de portas corta-fogo:

  • Certificações: Verifique se o fabricante possui certificações relevantes, como o ISO 9001, INMETRO e que tenham sido testadas em ensaios reconhecidos pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
  • Experiência e reputação: Opte por fabricantes com experiência no setor e uma boa reputação. Pesquise avaliações, depoimentos de clientes e histórico da empresa para garantir sua confiabilidade.
  • Portfólio e variedade: Busque um fabricante com uma variedade de portas corta-fogo para atender a diferentes necessidades e especificações. Um amplo portfólio pode indicar conhecimento e uma experiência diversificada, além de possibilitar a escolha da melhor opção para o seu projeto.
  • Material: Avalie os materiais utilizados na fabricação das portas. Elas devem ser construídas com materiais resistentes ao fogo, como aço galvanizado e revestimento interno em manta cerâmica. Considere também a durabilidade do material e se ele é resistente à corrosão.
  • Manutenção: Dê preferência para fabricantes que ofereçam serviços de manutenção e verificação para que as portas estejam sempre em bom estado de funcionamento. Conforme a NBR 11742, a manutenção deve ocorrer mensalmente e semestralmente.
  • Suporte técnico: Certifique-se de que o fabricante oferece suporte técnico, seja para esclarecimento de dúvidas, treinamento de instalação ou suporte pós-venda. Um bom relacionamento com o cliente é valioso.
  • Normas técnicas: O fabricante de porta corta-fogo deve seguir rigorosamente as normas técnicas, como NBR 6479, NBR 9077 e NBR 13768, garantindo que as portas estejam em conformidade com as regulamentações vigentes.
  • Garantia: Busque fabricantes que possuam garantia e selo para as portas corta-fogo, demonstrando confiança na qualidade de seus produtos.
  • Orçamento: Considere o preço sugerido, mas lembre-se de que a segurança é uma área crítica onde a qualidade não deve ser comprometida. Escolha um fabricante que ofereça um equilíbrio entre qualidade e custo .

https://scalasci.com.br/certificados-portas-corta-fogo/

Encontre o modelo ideal para o seu negócio

Encontre o modelo ideal para o seu negócio

Ao realizar uma pesquisa detalhada e considerar esses aspectos, você estará mais bem preparado para escolher um fabricante de portas corta fogo confiável e que atenda às necessidades específicas do seu projeto ou edificação.

Seja um edifício comercial ou residencial, os quais requerem portas corta fogo, ou setores industriais que lidam com produtos químicos, têxteis, explosivos e entre outros, que demandam portas industriais, sua demanda será atendida da melhor forma, encontrando o modelo ideal.

 

Se estiver com dúvidas em relação às portas corta fogo, fale com a SCALA SCI, fabricante de porta corta fogo há mais de 39 anos no mercado. Portanto, entre em contato e faça seu orçamento!


Para paredes corta fogo, temos opção de fornecer e instalar Pórticos metálicos:

https://scalasci.com.br/paredecortafogo/

https://www.facebook.com/ScalaSci

 

 

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como optar Proteção Passiva e Ativa –

Como optar Proteção Passiva e Ativa –

Combater um incêndio de forma eficaz, é fundamental combinar estratégias de proteção passiva e ativa, integrando medidas que previnem a propagação do fogo com sistemas que agem diretamente no seu controle e extinção

Uma combinação essencial é o uso de compartimentação com paredes e portas corta-fogo (proteção passiva) junto a um sistema de sprinklers automáticos (proteção ativa), garantindo que o incêndio seja contido e combatido automaticamente antes de se espalhar. Outra abordagem eficiente é a instalação de revestimentos anti-chamas em estruturas críticas, como vigas e pilares, associada a extintores portáteis estrategicamente posicionados, permitindo uma resposta rápida enquanto se retarda o avanço das chamas.

Produtos fora das normas ABNT NBR

Produtos fora das normas ABNT NBR

As normas técnicas (NBR), homologadas e editadas pela ABNT, constituem expressão da atividade normativa secundária do poder público, emitidas que são por expressa atribuição, delegação e credenciamento de órgãos estatais e fundadas em leis, decretos e regulamentos dos quais retira a força, a validade e a categorização de normas jurídicas. As NBR são regras de conduta impositivas para os setores produtivos em geral, tendo em vista que, além de seu fundamento em lei ou atos regulamentares, tem em vista cumprimento da função estatal de disciplinar o mercado com vistas ao desenvolvimento nacional e à proteção de direitos fundamentais tais como os direitos relativos à vida, à saúde, à segurança, ao meio ambiente, etc.

NBR ISO 9001 e Porta corta fogo

NBR ISO 9001 e Porta corta fogo

Certificar uma empresa que fabrica portas corta-fogo com a norma ABNT NBR ISO 9001:2015 é um diferencial significativo que aumenta a confiabilidade da empresa no mercado.

Precisa de ajuda? Converse Conosco
SCALA SCI
Política de Privacidade

A Política de Privacidade da Empresa foi atualizada em dezembro de 2020.

Com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural, a Empresa elaborou a presente Política de Privacidade, observadas as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – Lei n° 13.709/2018.

É fundamental dedicar um momento para se familiarizar com nossas práticas de privacidade e fale conosco se tiver dúvidas. Para nós é importante ser transparente sobre o tratamento dos dados pessoais dos Usuários que utilizam os Serviços oferecidos pela Empresa, nos termos do Artigo 9o da LGPD.

Esta Política se aplica quando o Usuário utiliza os nossos Serviços. VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES Toda e qualquer informação prestada pelo Usuário à Empresa, principalmente seus dados pessoais, deverão ser verídicos e não podem violar a legislação brasileira, principalmente à LGPD. Caso a Empresa verifique que as informações fornecidas sejam inverídicas, esta poderá excluir os dados pessoais, bem como encerrar a conta deste Usuário.

O QUE SÃO DADOS PESSOAIS E DADOS SENSÍVEIS?

Vamos entender qual o objeto de proteção desta Política. Em primeiro lugar, é importante saber que os “DADOS PESSOAIS” são informações que podem ser usadas para identificar uma pessoa natural (física), sendo assim, dados de empresas (pessoas jurídicas) como razão social e CNPJ não são abarcados por esta política. Os “DADOS PESSOAIS SENSÍVEIS”, de acordo com a LGPD, consistem em informações sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou organização de caráter religioso, filosófico ou político, ou até mesmo dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, e também são abarcados nesta política.

EMPRESA COMO CONTROLADORA

É importante informar que a Empresa figura como Controladora dos Dados Pessoais coletados. Mas o que isso significa? De acordo com a LGPD, a Empresa é responsável por tomar as decisões referentes ao tratamento dos Dados Pessoais de seus Usuários.

QUAIS TIPOS DE DADOS PESSOAIS SÃO COLETADOS PELA EMPRESA?

Considerando que a Empresa oferece seus Serviços por meio de um aplicativo, é necessário que a pessoa interessada em utilizar os Serviços da Empresa, em primeiro lugar, realize um cadastro. Esse cadastro inicial é chamado de Cadastro do Usuário.

No Cadastro do Usuário são coletados os seguintes Dados Pessoais:

● nome completo;
● data de nascimento;
● estado civil; e
● sexo biológico.

Referidos Dados Pessoais são coletados com a finalidade de identificar qual o contexto do Usuário em relação ao assunto, de forma a permitir que a Empresa consiga oferecer conteúdo específico e apresentar Usuários com o mesmo perfil e as mesmas necessidades. O nome completo é importante para identificar a pessoa do Usuário; a data de nascimento é utilizado para realizar a triagem de conteúdo de materiais a serem disponibilizados, já que cada faixa etária apresenta necessidade diferente; o estado civil também é utilizado para identificar as necessidade de cada Usuário, já que pessoas casadas, separadas ou viúvas apresentam comportamentos diferentes; o sexo biológico se refere ao sexo físico do Usuário, não estando relacionado com sua identidade de gênero, tampouco sua orientação sexual. É importante informar que os Dados Pessoais acima elencados são tratados, apenas e tão somente, com a finalidade de identificar o usuário e otimizar sua experiência com o uso do aplicativo.

POR QUE A EMPRESA TRATA OS DADOS PESSOAIS DOS USUÁRIOS?

O Cadastro de Usuário se submete à hipótese legal de execução do Contrato, ou seja, só é possível a Empresa executar os Serviços contratados se o Usuário realizar o Cadastro de Usuário.
Neste cenário, aplica-se o inciso VI do Artigo 7o da LGPD.

A EMPRESA TAMBÉM PODE COLETAR DADOS PESSOAIS SENSÍVEIS?

Como o objeto da Empresa é conectar usuários com potenciais compradores (NEWSLETTER – e-mail ; CONTATO: Nome , empresa , Cidade, Telefone ; E mail – ORÇAMENTO : Nome contato, Empresa, CNPJ,Cidade, Telefone, e-mail, destino mercadoria, se é contribuinte estadual, e informações do produto adquirido), conhecer a fundo qual o Usuário é importante para que a Empresa possa oferecer seus serviços de maneira mais adequada.

A Empresa utiliza as informações e os dados que o Usuário forneceu para fazer recomendações de conexões, conteúdos e recursos que possam ser úteis para o Usuário. Por exemplo, são utilizados dados e informações a respeito do Usuário para recomendar conexões de outros Usuários e recomendar conteúdo adequado. O Usuário manter seu perfil atualizado e correto ajudará a tornar essas recomendações mais precisas e relevantes.

QUAL A DURAÇÃO DO TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS PELA EMPRESA?

Os Dados Pessoais e os Dados Pessoais Sensíveis mencionados nesta Política serão tratados durante a execução dos Serviços oferecidos pela Empresa. Após o encerramento dos Serviços, por qualquer motivo, os Dados Pessoais permanecerão armazenados pela Empresa pelo período de até 3 ( três ) anos .Tal período leva em consideração o prazo prescricional previsto no inciso V do § 3o do Artigo 206 do Código Civil. Portanto, a conservação dos Dados Pessoais por tal período, mesmo após o fim do período de tratamento pela Empresa, observa a hipótese prevista no inciso I do Artigo 16 da LGPD.

Após referido prazo, a Empresa eliminará de seu repositório os Dados Pessoais do Usuário.

COMO A EMPRESA GARANTE A SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES?

Conforme previsto nos incisos VII e VIII do Artigo 6o da LGPD, que tratam do princípio da segurança e prevenção, respectivamente, a Empresa utiliza os mais modernos recursos existentes na área de segurança da informação para o ambiente da internet, garantindo assim seu acesso de forma segura. As informações transmitidas entre O Usuário e a Empresa passam por um processo de criptografia utilizando o SSL (Secure Sockets Layer), permitindo a decodificação dos dados, de forma legível, apenas para o Usuário e para nosso site e aplicativo. Assim, a cada acesso realizado, essa chave de segurança não pode ser decifrada por terceiros, sendo de uso exclusivo do site e aplicativo Empresa. Essa chave é a garantia de que o Usuário está operando em sistema seguro.

QUAIS SÃO OS BROWSERS COMPATÍVEIS COM A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DA EMPRESA?

A utilização de determinados browsers pode criar incompatibilidade com o sistema de segurança e recursos utilizados pela Empresa. Os browsers mais adequados para navegar são sempre os navegadores mais modernos e conhecidos (Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge).

Os browsers devem ser adquiridos com distribuidores autorizados, que podem garantir a autenticidade do software.

Alguns distribuidores fornecem os browsers através da própria internet, por meio de download.

Todos os problemas referentes ao browser devem ser reportados aos seus respectivos fornecedores ou distribuidores. A Empresa não se responsabiliza por problemas causados pelo browser, ou por problemas oriundos da utilização de browser incompatível com navegação segura.

Também não nos responsabilizamos pela não realização de operações que sejam decorrentes de fatos, atos ou omissões ocasionados por outros prestadores de serviços contratados pelo Usuário, tais como prestadores de serviços de telecomunicação, inclusive transmissão de dados via cabo ou fibras óticas, provedores de acesso à Internet ou, ainda, por falhas do terminal de acesso à Internet do Usuário, entre outros.

A EMPRESA UTILIZA COOKIES?

A Empresa coleta dados que identifiquem sua visita no site ou aplicativo para lhe oferecer uma experiência melhor e personalizada, além de algumas informações, como tipo de navegador, resolução da tela e data de acesso, obtidos por meio de relatórios gerados via logs, rotinas javascript e cookies, este último também utilizado em relatórios estatísticos para aperfeiçoamento da navegação, dos serviços oferecidos e para contagem do número de visitantes e acessos, facilitando assim a definição do parque tecnológico instalado para o site.

Caso o Usuário preencha voluntariamente algum formulário em nosso site, essas informações somente serão usadas para o propósito com o qual elas foram preenchidas e que estão esclarecidas na página de cada cadastro. Sob nenhuma circunstância seus dados serão fornecidos ou vendidos a terceiros.

A EMPRESA UTILIZA SEUS DADOS PARA FINS DE MARKETING?

O site e aplicativo da Empresa não aceitam e nem fazem publicidade de outras marcas ou somente de parceiros. Os conteúdos exibidos em suas páginas são de finalidade editorial e caráter informativo. Os banners existentes são apenas para dar mais ênfase aos conteúdos que merecem maior atenção dos nossos Usuários.

A EMPRESA COMPARTILHA OS DADOS COLETADOS COM TERCEIROS?

Observado o inciso V do Artigo 9o da LGPD, a Empresa informa que não compartilha, vende, aluga ou divulga qualquer informação de seus Usuários. Faz-se saber que a Empresa utiliza o Google Analytics, uma ferramenta de análise de dados da internet (web analytics), para acompanhar os dados de audiência do aplicativo e entender como os visitantes interagem e navegam por nossas páginas.

O Google Analytics coleta informações de forma anônima, ou seja, relata as tendências do site, como páginas visitadas, tempo de permanência no site, entre outras informações, sem identificar visitantes individuais. Portanto, os dados pessoais compartilhados pelo Google Analytics com a Empresa são anonimizados, nos termos do inciso III do Artigo 5o da LGPD.

Neste sentido, não se aplica a LGPD, conforme previsto no seu Artigo 12. Vale ressaltar que nenhuma informação pessoal, como nome, e-mail ou telefone, é recolhida pelo Google Analytics. Mais detalhes sobre a política de privacidade do Google Analytics pode ser encontrada aqui http://www.google.com/intl/en_uk/analytics/privacyoverview.html

Fica consignado que tais empresas só acessarão os dados pessoais inseridos no aplicativo da Empresa, se necessário, e nos estritos termos previstos na LGPD.

DO DIREITO DO USUÁRIO, COMO TITULAR DOS DADOS PESSOAIS

Conforme previsto no Artigo 18 da LGPD, é assegurado ao Usuário, a qualquer momento, mediante requisição à Empresa por meio do e-mail contato@scalasci.com.br, requerer:

• Confirmação da existência de tratamento dos Dados Pessoais;
• Acesso aos Dados Pessoais os quais a Empresa trata;
• Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
• Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários,
excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD;
• Portabilidade dos dados a outro fornecedor;
• Eliminação do Dados Pessoais tratados com o consentimento do Usuário, exceto nas hipóteses previstas no Artigo 16 da LGPD;
• Informação das entidades públicas e privadas com as quais a Empresa realizou uso compartilhado de dados;
• Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências negativa; e
• Revogação do consentimento, quando aplicável. Caso o Usuário queira ter a confirmação de existência ou o acesso aos seus Dados Pessoais, a Empresa providenciará em até 5 dias úteis, contado da data do requerimento do Usuário, tais informações em formato simplificado; e em até 15 dias, contado da data do requerimento do Usuário, uma declaração clara e completa, que indique a origem dos dados, a inexistência de registro, os critérios utilizados e a finalidade do tratamento, observados os segredos comercial e industrial.

ALTERAÇÃO NESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE Na hipótese de ocorrer qualquer alteração em relação à finalidade específica do tratamento de Dados Pessoais e Dados Pessoais Sensíveis prevista, ou na forma e duração do referido tratamento, na identificação da Empresa como controladora dos dados ou nas informações compartilhadas pela Empresa e sua finalidade, esta se compromete a informar aos Usuários, com destaque de forma específica do teor das alterações, conforme previsto no § 6o do Artigo 8o da LGPD.

ENCARREGADO DA EMPRESA Caso o Usuário tenha qualquer dúvida em relação ao tratamento de seus Dados Pessoais ou queira exercer quaisquer de seus direitos como titular do dado pessoal, basta entrar em contato com o Encarregado da Empresa, o(a) Sr (a). JOSE LUIZ LAURO por meio do e-mail contato@scalasci.com.br