Porta corta fogo industrial: quais são os tipos?

Porta corta fogo industrial: quais são os tipos? Em ambientes industriais, onde há um maior risco de incêndio, a segurança é fundamental.

Dentre os dispositivos de segurança contra incêndio, as portas corta fogo industriais, ou portas e vedadores resistentes ao fogo são os principais responsáveis em retardar a propagação das chamas e da fumaça tóxica para os demais ambientes.

Produzidas com um rigoroso sistema de qualidade, as portas corta-fogo industriais são fabricadas de acordo com as diretrizes estabelecidas pela norma ABNT NBR 11.711 que define os requisitos de fabricação, desempenho, instalação e manutenção dessas portas.

Esse produto é confeccionado sob medida, permitindo a personalização do tamanho das folhas das portas seguindo as necessidades de cada projeto, e baseados nas normas ABNT pertinentes.

Continue a leitura para obter mais informações sobre os diferentes tipos de portas corta-fogo industriais disponíveis e suas características distintivas.

O que é Porta Corta-Fogo Industrial?

A Porta Corta-Fogo é um item de prevenção de incêndios, projetada para impedir ou retardar a propagação de fogo e calor de um espaço para outro. A versão industrial é um modelo mais robusto e proporciona uma resistência prolongada para resistir a grandes incêndios.

O objetivo primordial das portas corta-fogo, especialmente as industriais, é evitar que as chamas e gases tóxicos se espalhem para áreas próximas, prevenindo assim acidentes de maiores magnitudes.

Além disso, essas portas-corta fogo industriais também são usadas como compartimentação horizontal, atuando como uma parede corta-fogo que faz a separação de riscos em ambientes industriais e comerciais.

Características das portas corta fogo industrial

As portas e vedadores resistentes ao fogo da SCALA SCI, em conformidade com a ABNT NBR 11711:2023, são destinados à proteção de aberturas para compartimentação de ambientes comerciais e industriais contra incêndio, em paredes e pisos com até 240 minutos de resistência ao fogo.

Com a finalidade de restringir o avanço do fogo a uma área delimitada, as portas e vedadores resistentes ao fogo são projetadas para suportar elevadas temperaturas em ambas as faces, sem distorções, e ainda oferecer isolamento eficaz.

Esta resistência é fundamental para evitar a ignição espontânea de materiais combustíveis nas áreas adjacentes, garantindo assim um ambiente mais seguro em situações de emergência.

Para cumprir com eficiência essa missão, cada tipo de porta ou vedador é fabricado levando em consideração as dimensões máximas do vão luz, conforme cada tipo de porta ou vedador. Veja os tipos a seguir.

Tipos de porta corta fogo industrial

Tipos de porta corta fogo industrial

 

Porta corta fogo de Giro de uma folha:

  • Largura 2000 mm / Altura 4000 mm

Porta corta fogo de Giro de duas folhas:

  • Largura 4000 mm / Altura 4000 mm

Porta corta fogo de Correr Horizontal:

  • Largura 6000 mm / Altura 6000 mm

Porta corta fogo de Guilhotina:

  • Largura 3000 mm / Altura 3000 mm

Vedador Fixo:

  • Largura 3000 mm / Altura 6000 mm

 

Onde utilizar as portas corta-fogo industriais?

As portas e vedadores resistentes ao fogo são ideais para ambientes comerciais e industriais que necessitam compartimentação de setores.

Como é o funcionamento das portas?

O fechamento das portas e vedadores é automático em caso de incêndio, e em qualquer condição pode ser feito através de acionamento manual.

O desengate automático é sensibilizado pelo Fusível Térmico fornecido nas portas, e atuam sob temperatura de 70° C (+/- 3°C), e também pode ser disponibilizado em conjunto o fechamento por dispositivo eletromagnético.

Como é fabricada a folha da porta resistente ao fogo?

Como é fabricada a folha da porta resistente ao fogo?

O núcleo da porta é composto por 4 camadas de Pinnus Elliotti, com umidade de 15% ou menor, depois totalmente revestida com chapas metálicas específicas emendadas por juntas de cobertura.

O acabamento das portas corta-fogo se apresenta como uma pintura de fundo primer à base de resinas. Opcionalmente podem apresentar diversos tipos de pintura ou revestimento metálicos como a chapa em aço inox.

Como é realizada a instalação dessas portas?

A SCALA SCI realiza a instalação das portas corta-fogo industriais por meio de sua própria equipe de instaladores – não terceirizados – altamente capacitados, detentores de um vasto conhecimento técnico e qualificações necessárias.

Esses profissionais estão constantemente atualizados em relação a todos os aspectos dos produtos oferecidos, bem como as exigências normativas, assegurando, assim, a correta funcionalidade das portas.

Locais de uso da porta corta fogo industrial:

As portas corta-fogo industriais podem ser usadas simultaneamente com portas corta fogo para saídas de emergência conforme norma ABNT NBR 11742, quando houver necessidade da passagem entre ambientes.

Mas, também, podem ser ideais na compartimentação horizontal em diversas áreas industriais, servindo como uma parede corta fogo.

Esse tipo de porta corta fogo em larga escala é recomendada para espaços amplos que demandam facilidade no carregamento e descarregamento de caminhões, e no uso de empilhadeiras.

Essas portas de compartimentação horizontal podem ser instaladas para separar:

  • Galpões industriais;
  • Fábricas;
  • Almoxarifados;
  • Docas;
  • Estoques de supermercados;
  • Borracharia;
  • Salas de servidores;
  • Depósitos de produtos inflamáveis;
  • Estações de trem e metrô;
  • Transportadoras;
  • Indústrias automotivas, química, alimentícia, entre outras.

 

Leia também: Portas corta fogo dentro das normas (NBR)

 

Conclusão sobre a porta corta-fogo industrial

Estes modelos de porta corta-fogo são ideais para fazer a proteção de locais de alto risco, como fábricas e áreas comerciais, pois são muito mais robustas do que as porta corta-fogo comuns.

Portanto, é de extrema importância contar com uma empresa especializada ao adquirir suas portas corta-fogo, garantindo que elas estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos na NBR 11.711.

 

Se você está em busca de um fabricante de portas corta-fogo industrial, a SCALA SCI oferece as melhores e mais completas soluções em portas corta-fogo industrial para atender às necessidades dos clientes.

Todas Portas corta fogo da SCALA SCI são fornecidas com:

  • Etiqueta com Nº fabricação;
  • Selo de conformidade ABNT;
  • Manual Técnico;
  • Certificado de Garantia de 05 anos.

Além disso, a SCALA SCI também oferece serviços de instalação, para que sua porta corta fogo industrial fique em conformidade com os parâmetros legais exigidos. Entre em contato com a gente e faça seu orçamento!

E se sua obra necessitar Pórticos para sua parede DryWall, consulte o nosso Depto de Engenharia.

https://scalasci.com.br/paredecortafogo/

https://www.facebook.com/ScalaSci

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Norma NBR 11742

Norma NBR 11742

Norma ABNT NBR 11742:2018 Porta Corta Fogo A ABNT NBR 11742:2018 especifica os requisitos para portas corta fogo do tipo de abrir, com eixo vertical, destinadas a saídas de emergência. Ela abrange classificação, fabricação, identificação, unidade de compra, conteúdo...

Conheça a NBR 9077 sobre saídas de emergência

Conheça a NBR 9077 sobre saídas de emergência

Acidentes ocorrem quando menos esperamos. Por conta disso, a Norma Brasileira Regulamentadora 9077 (NBR 9077) foi criada para que, na hora do desespero, sejam evitados maiores desastres durante situações emergenciais. A Norma estabelece as condições essenciais para...

Precisa de ajuda? Converse Conosco