Vidros resistentes ao fogo

24/08/2022 | Notícias | 0 Comentários

🔥Vidros resistentes ao fogo para portas corta fogo.

A porta corta-fogo é muito importante em qualquer projeto que precise dividir um espaço sem separar os dois lados por completo — em caso de incêndio, ela bloqueia não só a propagação do fogo, mas também a passagem de calor, fumaças e gases tóxicos. Para garantir essa segurança, essa peça precisa atender uma série de regras e condições, indicadas na norma ABNT NBR 11742:2018

A seguir, apresentamos quais são elas:

– Vidros especiais para portas especiais! Apenas vidros corta-fogo podem ser usados em portas corta-fogo. Eles são laminados especiais, feitos com camadas de temperados intercaladas com gel intumescente: quando esse gel entra em contato com altas temperaturas, ele reage e se expande, isolando o ambiente do calor que vem do outro lado.

– Não basta que o vidro seja corta-fogo: todos os elementos usados no conjunto também precisam ser adequados para ter o mesmo tempo de resistência às chamas, incluindo caixilhos, silicones, parafusos de fixação, materiais de isolamento e outros componentes. No caso dos perfis, por exemplo, eles precisam ser tubulares, com os canais preenchidos com fibra cerâmica.

– Instalação para profissionais capacitados! A instalação desses sistemas exige que o vidraceiro tenha conhecimentos técnicos específicos para esse tipo de solução.

– Antes de instalar a porta corta-fogo, todo o conjunto precisa ser ensaiado e aprovado em laboratório especializado. Sua aplicação depende da análise e aprovação do Corpo de Bombeiros do Estado em que o trabalho será feito: ele verifica se a classificação e o tempo de resistência da solução apresentada são adequados às necessidades do espaço e checam as certificações dos produtos a serem instalados.

Fonte: Abravidro

 

Classificações da Resistência ao fogo :

Classe EI: o mais alto nível de desempenho com proteção contra chamas, fumaça, gases e acima de tudo, o isolamento térmico completa contra o calor radiante durante um determinado período de tempo (30-180 minutos).

Classe EW: fornece um benefício de proteção de integridade contra chamas, fumaça e gases, reduzindo a radiação térmica.

Classe E: ele fornece um benefício de integridade com proteção contra chamas, fumaça e gases, mantendo clara durante o incêndio, sem reduzir a radiação térmica.

Identificação do Vidro

👀 Além da identificação do fabricante do que deve haver na porta, e do selo da certificadora e número de fabricacão a norma ABNT NBR 11742:2018 determina nos itens abaixo sobre a identificação do vidro utilizado nas portas corta fogo :

4.2. Identificação

4.2.1 – f) os vidros empregados na confecção da folha da porta corta-fogo ou visores devem ter gravados em sua superfície, de maneira indelével, a marca do fabricante, o tipo do vidro e o tempo da isolação térmica.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *