Sinalização das saidas de emergência

22/06/2022 | Notícias | 0 Comentários

Como deve ser a sinalização das saídas de emergência ?

As placas de sinalização de emergência devem ser inseridas em função das características específicas do local, do uso e dos riscos existentes.

As sinalizações de proibição e alertas devem ser postas em local visível, a uma altura de 1,80m, medida do piso até a base da sinalização e devem ser distribuídas em mais de um ponto dentro da área de risco.

Sinalizações de Orientação e Salvamento

Já as sinalizações de orientação e salvamento devem assinalar todas as mudanças de direção, saídas, escadas, entre outros, devendo ser fixadas a uma altura visível a todos, bem como a sinalização de equipamentos de combate, que deve estar fixada acima dos equipamentos, ou apontada durante o trajeto da rota de fuga.

Requisitos de Implementação

Todas as placas de sinalização de emergência devem se destacar em relação às demais placas ou adereços da comunicação visual do local, não podendo ser neutralizadas pela decoração ou cores e acabamentos nas paredes. Obrigatoriamente precisam estar fixadas em locais de alta visibilidade e de circulação, como corredores.

Normas: ABNT NBR 13434-1/2/3

Na norma ABNT NBR 11742:2018 constam as seguintes diretrizes:

– A placa ‘OBRIGATÓRIO MANTER FECHADA’ passa a ser fotoluminescente, sem propaganda do fabricante.

– É permitida a colocação de duas portas corta fogo sendo cada uma abrindo em sentido oposto a outra em salas elétricas, casa de máquinas, bombas, por exemplo.

– Ambientes com concentração de pessoas acima de 100, portas com acesso à descarga, portas duplas que funcionam como saídas de emergência devem obrigatoriamente possuir barra anti pânico. As demais podem receber fechaduras de sobrepor ou embutir.

– Para portas com fechadura com chave por fora é obrigatório placa anunciando que o reingresso ao ambiente não será possível.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Norma NBR 11742

Norma NBR 11742

Norma ABNT NBR 11742:2018 Porta Corta Fogo A ABNT NBR 11742:2018 especifica os requisitos para portas corta fogo do tipo de abrir, com eixo vertical, destinadas a saídas de emergência. Ela abrange classificação, fabricação, identificação, unidade de compra, conteúdo...

Conheça a NBR 9077 sobre saídas de emergência

Conheça a NBR 9077 sobre saídas de emergência

Acidentes ocorrem quando menos esperamos. Por conta disso, a Norma Brasileira Regulamentadora 9077 (NBR 9077) foi criada para que, na hora do desespero, sejam evitados maiores desastres durante situações emergenciais. A Norma estabelece as condições essenciais para...

Precisa de ajuda? Converse Conosco