O que é PPCI?

14/10/2022 | Notícias | 0 Comentários

O que é o PPCI?

PPCI, mas afinal o que significam essas letras?  Para prevenir e combater todo tipo de incêndio, é preciso planejamento na segurança do trabalho. Por isso existe o PPCI – Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios, que tem como principal objetivo proteger a integridade física dos trabalhadores em caso de acidentes gerados pelo fogo.

O PPCI é um conjunto de ações que garantem a segurança das pessoas em um espaço coletivo. É um documento de exigência legal, fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros para verificar as instalações de combate a incêndio.

É possível realizar a emissão do Alvará de Localização para instalações comerciais, industriais, diversões públicas e alguns edifícios residenciais. É um plano extremamente importante para combater o incêndio, pois irá proteger e orientar as pessoas situadas no local de maneira segura.

Dentre as medidas definidas pelo PPCI, está a instalação de equipamentos de segurança coletivos que servem não só para combater as chamas, como para indicar o melhor caminho para a saída, por exemplo. Entre os equipamentos, podemos citar:

Instalação de Equipamentos de Segurança

Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) serão definidos de acordo com o local de trabalho. Através da elaboração do PPCI, será possível identificar quais os equipamentos serão necessários e onde os mesmos devem ser colocados.

Veja alguns exemplos de EPCs utilizados nestes casos:

  • Extintores de Incêndio;
  • Hidrantes;
  • Sinalização;
  • Lâmpadas de Emergência;
  • Portas Corta-fogo;

Porta Corta Fogo

  • Saídas de Emergência;
  • Sprinklers;
  • Entre outros.

Nenhum desses itens substitui o outro! Cada um deles tem suas peculiaridades e possui igual importância para a Segurança do Trabalho em caso de incêndios. Seja para combater as chamas, proteger o patrimônio físico ou facilitar uma rápida evacuação.

QUEM ELABORA E ASSINA O PPCI

O PPCI deve ser elaborado e executado por profissional de engenharia habilitado no sistema CONFEA/CREA ou de arquitetura registrado no CAU. Esses órgãos exigem a apresentação dos projetos técnicos elaborados pelos profissionais, devidamente aprovados pelo poder público municipal.

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DO PPCI

As etapas do Projeto de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio dependem dos processos exigidos pelos órgãos de aprovação local – prefeitura e estado. Em linhas gerais,  deve ser cumprido:

  1. Estudo preliminar
  2. Anteprojeto
  3. Projeto básico
  4. Projeto executivo
  5. Verificação e revisão

Diferente do AVCB, o PPCI não tem validade. Sua substituição só é requerida se forem verificadas mudanças de utilização, grau de risco ou das características de compartimentação do espaço que interfiram nos sistemas propostos no projeto.

Esse conjunto de medidas adotadas a partir do PPCI visam:

  • Prevenir e evitar o incêndio;
  • Permitir o abandono seguro dos ocupantes da edificação e áreas de risco de incêndio;
  • Dificultar a propagação do incêndio;
  • Proporcionar meios de controle e extinção do incêndio;
  • Permitir o acesso para as operações do Corpo de Bombeiros.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Norma NBR 11742

Norma NBR 11742

Norma ABNT NBR 11742:2018 Porta Corta Fogo A ABNT NBR 11742:2018 especifica os requisitos para portas corta fogo do tipo de abrir, com eixo vertical, destinadas a saídas de emergência. Ela abrange classificação, fabricação, identificação, unidade de compra, conteúdo...

Conheça a NBR 9077 sobre saídas de emergência

Conheça a NBR 9077 sobre saídas de emergência

Acidentes ocorrem quando menos esperamos. Por conta disso, a Norma Brasileira Regulamentadora 9077 (NBR 9077) foi criada para que, na hora do desespero, sejam evitados maiores desastres durante situações emergenciais. A Norma estabelece as condições essenciais para...

Precisa de ajuda? Converse Conosco